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sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Uma rápida olhada no ICANN



Esta semana fui numa palestra do ICANN.org referente governança da internet no futuro, que foi realizada no prédio da Fundação Getúlio Vargas (Botafogo/RJ).  Gostei muito, achei muito interessante. Já tem muitos anos que não comparecia pessoalmente em uma palestra referente a governança da internet, sendo realizada no Rio de Janeiro.  

Já tem tem muitos anos que muitas empresas de tecnologia, a grande maioria, saíram do Rio de Janeiro, fecharam os seus escritórios aqui e mudaram seus escritórios para São Paulo. A grande maioria hoje estão todos em São Paulo.
Ontem eu vi que no perfil do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (não votei nele, mas aos poucos acompanhando o que ele divulga no perfil dele do Facebook, de vez em quando, já tem vários anos, aos poucos eu passei a gostar dele como político. Eu não sou uma pessoa fã de politica), divulgou em http://www.rio.rj.gov.br/web/meudominiorio/ que a partir de 27/09/2015 as pessoas que tem residência fixa no Rio de Janeiro e as empresas que tem escritório fixo no Rio de Janeiro, já podem ter o seu domínio internet .RIO
O Site da Prefeitura do Rio de Janeiro utilizou, vi no dia 26/09/2015 e 27/09/2015, um slogan que eu gostei muito, ele colocou no site "todas as pessoas que amam o Rio de Janeiro".  Eu sou uma dessas pessoas. Eu nasci aqui e sempre vivi aqui no Rio de Janeiro, é uma cidade que eu adoro, e que eu amo muito.  Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo, e tem mais de uma dezena de praias, uma praia mais bela e mais bonita que a outra. Definitivamente eu sou fã da minha cidade mãe. Foi aqui no Rio de Janeiro que eu fui criada desde que eu nasci.  Eu sou carioca e eu amo esta cidade, muito. Tenho muita paixão pelo Rio de Janeiro.

No evento do ICANN informaram que nenhuma pessoa, empresa, organização ou governo controla a internet, mas a internet é um local de uso comum por todos, no planeta que vivemos.  
Como tudo o que existem na nossa vida, não pode existir uma bagunça sem controle, alguém precisa tentar administrar o uso da internet.   Quem está envolvido em tentar organizar e administrar a internet?   :-)

Os Governos e Organizações inter-governamentais, desenvolvendo leis, normais e políticas aplicáveis na internet, dentro de suas juridições, participando de fórums regionais e fórums internacionais, multilaterais, e com várias partes interessadas em governança da internet.  
Grupos de Operadores de Rede de Internet, composto pelos provedores de acesso à internet (ISPs) e pontos de interncâmbio internet (IXPs), ambos discutem e influenciam alguns dos assuntos relacionados com as operações e as normas de internet, utilizando os fórums informais existentes na internet.
IAB (Internet Architecture Board) (http://www.iab.org), é uma entidade que supervisiona o desenvolvimento técnico, e de engenharia do IEFT (Internet Enginneering Task Force) (http://www.ietf.org), é uma entidade que desenvolve e promove uma ampla gama de padrões, que tratam em particular, para padronizar o conjunto de protocolos utilizados na internet.  Seus documentos técnicos influenciam a forma como as pessoas projetam, usam e gerenciam a internet; e o IRTF (Internet Research Task Force) (http://www.irtf.org), é uma entidade que promove a pesquisa da evolução da internet através da criação de grupos de pesquisa com foco a longo prazo, que trabalham em tópicos relacionados com protocolos de internet, aplicativos, arquitetura e tecnologias voltadas para a internet.
IGF (Internet Governance Forum) (http://www.intgovforum.org), é um fórum aberto de várias partes interessadas em debater sobre as questões relacionadas à governança da internet.
ISO 3166 MA (International Organization For Standardization, Maintenance Agency) (http://www.iso.org/iso/country_codes.htm), é uma entidade que define os nomes e códigos postais dos países, territórios independentes, e as áreas especiais de significado geográfico.
ISOC ( Internet Society) (http://www.internetsociety.org), é uma entidade que assegura o desenvolvimento aberto, a evolução e o uso da internet para o benefício de todas as pessoas em todo o mundo.  Atualmente o ISOC conta com mais de 90 capítulos (escritórios de filiais) em cerca de 80 países.
RIRS (5 Regional Internet Registries) é uma entidade que gerencia a alocação e o registro de recursos de numeração da internet, como endereços IP, dentro das regiões geográfica do mundo:  Africa (http://www.afrinic.net), Ásia-Pacífico (http://www.apnic.net), Canadá e Estados unidos (http://www.arin.net), América Latina e Caribe (http://lacnic.net), Europa, Oriente Médio e partes da Ásia Central (http://www.ripe.net).
W3C (World Wide Web Consortium) (http://www.w3.org), é o órgão que cria normas para a World Wide Web que habilitam uma plataforma aberna na Web, por exemplo, para se focar nas questões de acessibilidade, internacionalização e aplicação de soluções móveis na internet.
Para administrar e controlar quem é a pessoa ou empresa que está utilizando os domínos de internet no Brasil e em outros países, existe o WHOIS, e para se realizar a consulta nele, não se digita o http:// e nem o WWW, se digita o restante do nome do domínio. No Registro.BR o WHOIS é encontrado em https://registro.br/cgi-bin/whois/  (para consultar domínios no Brasil).  Para consultar domínios internacionais o WHOIS é encontrado em http://whois.domaintools.com
ICANN (Internet Corporation of Assigned Names and Numbers) é uma organização global multi internacional do setor privado que gerencia os recursos da internet para o benefício de todos, é mais conhecida pela sua função de coordenador técnico do sistema de nomes de domínios na internet. (http://www.icann.org); ele administra a atribuição de nomes e números de mais de 30 domínios internacionais de alto nível (TLDs).  (exemplo: .RIO  .COM   .NET  .ORG ) e cada ano que passa, existe um estudo para a formalização da criação de mais nomes nomes de domínios.
Existe domínios de internet para identificar o idioma do país (exemplo:   .BR (português do Brasil),  .PT (português de  Portugal) , .IT (italiano da Itália),  .FR (francês da França),  .ES (espanhol da Espanha),  .DE (idioma alemão),   .EN (idioma inglês),  .UK (idioma inglês britânico),  .JA-JP (japonês do Japão)  e etc existem vários outros.
Eu adoro lêr as revistas internacionais de vez em quando:  Vogue de Portugal (http://www.vogue.xl.pt/), a Vogue da Itália (http://www.vogue.it/), Vogue Britânica (http://www.vogue.co.uk/), Cosmopolitan Espanha (http://www.cosmopolitantv.es/), e observar como anda a moda de hoje em outros países.  Eu gosto muito de olhar essas revistas internacionais.
O que faz o ICANN? Para encontrar um site de uma pessoa ou de uma empresa na internet, você precisa digitar um endereço (um nome ou um número), no seu computador ou smartphone ou tablet,  Esse endereço deve ser exclusivo, para que os computadores saibam onde encontrá-los.  O ICANN mantém e coordena esses identificadores exclusivos ao redor do mundo.  Sem o gerenciamento deste sistema promovido pelo ICANN, conhecido como sistema de nomes de domínio (DNS), não teríamos uma internet dimensionável global, onde nos encontramos hoje em dia. 
Quais as funções que o ICANN coordena?  O sistema de nome de domínio (DNS), a alocação de endereços do protocolo de internet (IP), o registro de parâmetros de protocolo (de rede de computadores), os sistemas de servidor rais, o gerenciamento de nome de domínio de nível superior genérico (gTLD), o DNS do nome do domínio de nível superior do código do país (ccTLD), e o gerenciamento de banco de dados por fuso horário.
O ICANN promove a segurança do DNS ao fornecer as melhores práticas de educação segura para os operadores e prestadores de TLD, implementando novas medidas de segurança como o DNSSEC.
O trabalho do ICANN permite que novas tecnologias sejam desenvolvidas, mantendo a interoperabilidade em toda a internet global. Por exemplo o gerenciamento de identificadores únicos de protocolo que permitem a comunicação utilizando conexões seguras entre os usuários e seus provedores de internet.
O ICANN supervisiona os contratos que mantém e reforça as políticas desenvolvidas através de um processo conduzido pela comunidade.  A função dele é procurar, dar conta, e corrigir todas as práticas que não estejam em conformidade.
Essa tarefa de tentar administrar a internet a nível mundial, na minha sincera opinião, é um trabalho muito difícil de ser domesticado.  Desejo muito boa sorte a todos eles.  Administração é tudo de bom.   :-)
Por Ana Mercedes Gauna (em 18/09/2015)

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Função de Backup Windows Server 2012

FUNÇÃO DE BACKUP WINDOWS SERVER 2012

Introdução
Neste artigo será demonstrado como adicionar a ferramenta de backup, nativa, ao Windows Server 2012.

Procedimento

Para adicionar está função, de maneira bem simples, primeiramente execute o Server Manager.

Feito isto, siga até Gerenciar e em seguida Adicionar Funções e Recursos.

00

Marque o radio button referente a Instalação Baseada em Função ou Recurso

01

Selecione o Servidor local ou conectado remotamente, via Server Manager, onde será instalado a função de backup.

02

Siga até Recursos e selecione Backup do Windows Server

03

Clique em Instalar no canto inferior direito da janela do Assistente de adição de Funções e Recursos

04

Aguarde o progresso da instalação...

05

Quando a mensagem abaixo for exibida, Pronto!
06








Conclusão

A ferramenta de backup do Windows Server, apesar de suas limitações, atende bem a backup de Arquivos, Aplicativos e Sistema como um todo. Você pode criar rotinas de backup agendadas e salvar em mídias físicas o conteúdo destes backups.


Artigo: https://sfigueiredoit.wordpress.com/2015/05/28/funcao-de-backup-windows-server-2012/


sábado, 23 de maio de 2015

Lifehouse - You And Me (Official Music Video)


Eu amo esse vídeo, adorei essa música, já vi uma montanha de vezes ...  




EDUCAÇÃO NO BRASIL





Vi em 22/05/2015 o vídeo com a entrevista de Renato Janine Ribeiro (Ministro da Educação no Brasil) em http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/05/brasil-tem-que-aprender-com-coreia-valorizar-o-professor-diz-ministro.html#!comentario-46893345, que estava participando do Fórum Mundial de Educação.

Nesse vídeo o nosso ministro da educação está valorizando mais os professores de Cuba, que os professores do Brasil. Na minha opinião ele deveria era se esforçar mais para valorizar é os professores do Brasil, porque ele é funcionário do Ministério da Educação do Brasil, não é funcionário de Cuba.

Minha filha estuda desde que ela tinha apenas 2 anos de idade, e ela concluiu o ENSINO FUNDAMENTAL dela em 2013. Eu notei que ela e os colegas dela que passaram de ano, até hoje ainda não receberam o DIPLOMA DE CONCLUSÃO DO CURSO PRIMÁRIO (EDUCAÇÃO BÁSICA).  Atualmente a minha filha e os colegas dela estão estudando o ENSINO MÉDIO, e quando concluir eu espero que ela receba o diploma dela de conclusão do curso.

Eu fiz o curso de SEGUNDO GRAU TÉCNICO, vários anos atrás, quando eu era uma adolescente. Este ano, recentemente, eu olhei no site do Planalto dentro de Legislação, a LEI velha relativa ao Ensino de 1º Grau e 2º Grau que eu fiz, e eu conclui o curso, e notei que ela está toda cheia de riscos. Que eu saiba, os diplomas de conclusão de curso não perdem a validade, eles são válidos para sempre.
Lei nº 5692 de 11/08/1971 e Decreto nº 439 de 03/09/1965, publicado no DO de 08/09/1965.

Eu gostaria muito é de saber qual é a justificativa do Ministro da Educação, para as crianças e os adolescentes, que já concluíram o Ensino Fundamental, poucos anos atrás, ainda não terem recebido o Diploma deles de conclusão de curso.   LEI nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, publicado no DOU de 12/12/1996. 

É parte da obrigação dele (Ministro da Educação) se preocupar: com professores, crianças e adolescentes do Brasil. 


Educar não é cortar as asas, é orientar o vôo...


PORTAL DA JUVENTUDE (LEGISLAÇÃO) = EDUCAÇÃO = LEI EM VIGOR http://juventude.gov.br/estatuto#.VjGUNtKrSUk




ANULAR A LEI = 1º GRAU = 2º GRAU = ANULAR O PROFESSOR DE DIREITO (LEGISLAÇÃO) COM DIPLOMA DE MESTRADO = ANULAR O PROFESSOR DE DIREITO (LEGISLAÇÃO) QUE TEM O DIPLOMA DE DOUTORADO.


O curso da MICROSOFT que eu fiz, custou mais de 7 MIL REAIS em 2000.  Quem pagou esse curso não foi eu.   Quem pagou esse curso para mim foi o PROFESSOR CANDIDO MENDES DE ALMEIDA e LUIZ FERNANDO MENDES DE ALMEIDA, esse pagamento foi feito à vista, em dinheiro.  ELES SÃO ADVOGADOS,  SÃO PROFESSORES DE DIREITO DA UCAM (UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES).  EU POSSO DIZER, QUE EU CONHEÇO AMBOS PESSOALMENTE.










ENEM

https://www.youtube.com/watch?v=OkWvaaUmfuM
https://www.youtube.com/watch?v=U7SC5UrVQvY
https://www.youtube.com/watch?v=hsQd2EDnqKs

https://www.youtube.com/watch?v=hNdTqxSkrtE
https://www.youtube.com/watch?v=QGJ8Jk-bzRY&spfreload=10



ESTUDANTE DE MEDICINA
https://www.youtube.com/watch?v=g07ea-ZydHc



CAP UFRJ  https://youtu.be/IPANiZCwkwU

CAP UFRJ  https://en.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_de_Aplica%C3%A7%C3%A3o_da_UFRJ

CAP UERJ  https://youtu.be/k4PoXg19Uok

COLÉGIO PEDRO II SÃO CRISTÓVÃO  https://www.youtube.com/watch?v=V327wc0R6H0
COLÉGIO PEDRO II   https://en.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_Pedro_II
HINO DOS ALUNOS DO COLÉGIO PEDRO II   https://www.youtube.com/watch?v=JjLCS0nNp6M

UNIVERSIDADE PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC
https://en.wikipedia.org/wiki/Pontifical_Catholic_University_of_Rio_de_Janeiro
https://en.wikipedia.org/wiki/Pontif%C3%ADcia_Universidade_Cat%C3%B3lica_de_S%C3%A3o_Paulo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP  https://en.wikipedia.org/wiki/University_of_S%C3%A3o_Paulo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ  https://en.wikipedia.org/wiki/Federal_University_of_Rio_de_Janeiro

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ
https://en.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_State_University


Dentro do site do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, eu já reclamei meses atras referente esse assunto. Quando a minha filha concluir o ENSINO MÉDIO se o GOVERNO não entregar para a minha filha e aos colegas dela, os certificados de conclusão do curso, eu vou reclamar novamente, direto com eles, no site deles. É um tremendo absurdo não entregarem o certificado para as pessoas que concluíram o curso. Ha dezenas de anos sempre foi feito. Eu tenho o meu certificado. O pai de minha filha tinha o dele também. E diversas pessoas tem também. Minha filha estudou desde os 2 anos de idade, em uma mesma escola, e ela concluiu. Eu quero o Certificado. E eu quero essa LEI do meu CERTIFICADO de 1º Grau e 2º Grau, CORRIGIDA. Faço questão. 


Eu estudei 8 anos o primeiro grau e eu conclui. Eu estudei 3 anos o segundo grau e eu conclui. Eu tenho os meus certificados de conclusão. Eu conferi na internet em Planalto, em Legislação, e eu vi a lei do meu diploma de conclusão toda cheia de riscos. Como se o meu diploma tivesse perdido o valor dele. Eu estudei durante 8 + 3 anos. Eu não sou igual aquele povo sem terra que não quer estudar. Eu quero essa LEI do MEU DIPLOMA DE CONCLUSÃO DE 8 ANOS + 3 ANOS = 11 ANOS DE ESTUDO, DEVIDAMENTE CORRIGIDA.


Professores e funcionários da Uerj entram em greve nesta segunda-feira

Eles reivindicam ajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho.
"Não há limpeza, elevador, segurança”, disse funcionário. (07/03/2016) - G1 (Jornal O Globo)

Pezão garante respeitar greve na Uerj, mas pede compreensão

Professores anunciaram paralisação a partir da próxima segunda-feira - Jornal O Globo (01/03/2016)

Há dezenas de anos, sempre foi OBRIGAÇÃO DO GOVERNO (Municipal, Estadual e Federal) entregar anualmente as escolas (ensino básico, ensino médio, ensino superior) devidamente com tudo funcionando perfeito (todos os consertos feitos e concluídos e todas as paredes com pintura nova, e a escola toda limpa) para o uso dos professores e todos os alunos, no primeiro dia de aula. Na época que eu era criança isso funcionava. Se agora isso não funciona, tem que DEMITIR todos os incompetentes. Com educação não se deve brincar.
Por Ana Mercedes Gauna em 23/05/2015 

https://anagauna.wordpress.com  |   https://about.me/anagauna

Senior System Analist | Webmaster | DBA | CCNA2 | ERP | Management

Rio de Janeiro/RJ - Brazil - 27 anos de experiência profissional (CLT)



terça-feira, 21 de abril de 2015

O futuro é hoje, nós já estamos vivendo nele ...

Com o século 21 o mundo mudou a sua maneira de  comunicação, seja com os colegas no ambiente de trabalho, seja entre os amigos e familiares.

Ainda hoje, me surpreende a grande quantidade de pessoas que usam um celular smartphone diariamente, e não entendem que ele hoje em dia é um tipo de computador. Seja um celular tipo o Iphone da Apple ou tipo o Android do Google.

Uso email tem vários anos, desde que a internet existe no Brasil. Conversar por email é algo muito normal para mim, uso tem vários anos. Me surpreende pessoas que não utilizam o email na sua comunicação do dia a dia. Me surpreende pessoas que não usam o Skype da Microsoft ou o Hangout do Google para conversar em grupo. Hoje em dia até o Facebook criou um meio dos usuários criar um grupo para conversação online.  E conversar em grupo também se consegue pelo WhatsApp do Facebook. 

Hoje em dia a maioria das pessoas estão online na internet pelo celular. Marcar reuniões presenciais pessoais de colegas de trabalho, ou de parentes, ou de amigos, é algo que já está ficando raro de acontecer, a cada ano que passa.

Sabem quando foi que o mundo mudou? Foi quando a Apple criou o Iphone, a Microsoft criou o Windows Phone e o Google criou o Android para funcionar nos celulares e tablets.  Aos poucos, a cada ano que passava mais e mais pessoas ficaram online na internet usando um celular.  Os primeiros celulares smartphones eram muito caros, hoje em dia os celulares smartphones são bem mais baratos e acessíveis a todas as pessoas.  Com isso o mundo mudou, a forma das pessoas se comunicarem  mudou, a comunicação em celular passou a ser online na internet.

A Intel fabrica processadores para computador e processadores para celulares. Com isso o celular hoje em dia, ele é um computador, e ele também deve usar um antivírus.

Quase tudo de informação se encontra fácil na internet, e se consegue resolver pela internet. Os serviços do Governo vários existem na internet e estão a disposição gratuitamente para o Cidadão usar.

Esqueceu de pagar o IPTU? Se consegue emitir a segunda via do boleto bancário do IPTU do Rio de Janeiro em http://www2.rio.rj.gov.br/smf/iptu2v/default.asp ou o IPTU de São Paulo em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iptu/index.php?p=2452 , ambos pela internet, basta apenas acessar o website da Prefeitura.

Já se consegue  consultar as notas fiscais emitidas no Rio de Janeiro em https://notacarioca.rio.gov.br/senhaweb/login.aspx?ReturnUrl=%2ftomador%2fcontacarioca%2fconsultas.aspx  e as notas fiscais emitidas em São Paulo em https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2ftomador%2ftomador.aspx , ambos estão disponíveis na internet para o Cidadão consultar gratuitamente.

A Previdência Social (INSS) já colocou todos os seus serviços online na internet a disposição do Cidadão em http://previdenciasocial.gov.br/

O Ministério da Educação já colocou online na internet à disposição do Cidadão, um meio de poder fazer sugestões ou reclamações em http://mec.cube.callsp.inf.br/auth-web/login?redirect_uri=http%3A%2F%2Fmec.cube.callsp.inf.br%2Fauto-atendimento%2Fauth-callback&token_aplicacao=e3lhqm5iVYbcOEfxMMvpBw&balcao_redirect_uri=%2Fauto-atendimento%2F

O agendamento de Seguro Desemprego atualmente é feito pela internet em http://saa.mte.gov.br/ 
Aos poucos, a cada ano que passa, o Governo está colocando todos os seus serviços para funcionarem online na internet.

Para se achar uma informação na internet as pessoas tem que saber o endereço http do website que contém a informação, e quando não sabem o endereço http, para achar ele só se precisa fazer um filtro (busca). Não sabe como fazer um filtro? É fácil, basta colocar as palavras ou a frase que deseja pesquisar entre aspas, e escrever na busca do Google, na busca do Bing da Microsoft, ou na busca do Yahoo (que é da Intel o fabricante do processador do computador e do processador do celular), que a informação é filtrada, selecionada e organizada, para somente mostrar exatamente o que se está procurando.

O Gmail é do Google. Sabia que se colocar dentro dos Contatos do Gmail todos os telefones das pessoas com quem conversamos diariamente, essa informação irá aparecer dentro dos Contatos existente no seu celular Android? Se trocar o chip do celular, ou trocar de aparelho celular velho Android para um aparelho mais novo Android não se perderá os telefones existentes no aparelho celular?

O celular da Microsoft também funciona assim, de maneira semelhante, também se consegue colocar os nomes das pessoas e os telefones, dentro dos Contatos do Outlook (Hotmail), que essa informação irá aparecer dentro dos contatos do telefone da Microsoft. E do Skype que também é da Microsoft.

Sabia que já existe várias empresas de tecnologia dentro do Facebook e Linkedin, e usam diariamente para o trabalho? Que a maioria das agências de emprego estão funcionando online na internet? Que vários jornais e revistas publicam os seus artigos também na internet? O mundo mudou, o modo de se trabalhar mudou, porque hoje em dia tudo de informação está sendo colocado na internet.

Sabem qual é a era da informática que o século 21 está vivendo? Estamos na "Era da Tecnologia da Informação", ou seja, a informação tem que estar online na internet, organizada e atualizada à disposição das pessoas, mas de forma segura para todos.  Esse é o futuro que está sendo feito por todos, pelo planeta inteiro, aos poucos. E a cada ano que passa, essa informação online só tende a aumentar cada vez mais, é o que começaram a chamar de Big Data atualmente. 

E para cuidar desse Big Data, hoje  já estão criando o profissional chamado de Cientista de Dados nas Universidades. O Analista de Sistemas já é uma profissão do passado, do Século 20. Nós estamos no século 21, muita coisa já mudou.  O futuro já é hoje, estamos na era da informação.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Geração Século 21

Sou profissional de Tecnologia da Informação, com 27 anos de experiência. Tenho uma filha adolescente, que usa computador online na internet desde os 3 anos de idade. Tenho observado muito essa juventude de hoje crescer online nos últimos anos. Gostaria de dar algumas sugestões, que já utilizo tem anos com minha a filha.
Os pais devem tomar os seguintes cuidados com os filhos que usam a internet:
- Facebook - No perfil dos filhos no Facebook, devem se cadastrar como sendo o pai e a mãe, para poderem monitorar, e terem ciência de tudo o que os filhos publicam dentro da rede social. E procurar saber com os filhos, quem são as pessoas que estão adicionadas dentro do grupo de amigos dos filhos na rede social. Recomendar a não adicionar desconhecidos.
- Senhas - os pais devem sempre ter anotado qual é a senha que os filhos utilizam em email, em redes sociais, em websites, etc.
- Videogame - Hoje em dia observei que os videogames estão funcionando online em wireless; eles fazem login numa rede online, onde os adolescentes jogam online o jogo junto com outros adolescentes ou adultos. Os pais tem que criar um perfil no videogame para monitorar os filhos, saber com quem eles jogam videogame online.
- Internet - Os pais tem que tomar ciência de tudo o que os filhos fazem na internet. A internet é uma enorme rede de computadores online, por serem menores de idade, as crianças e os adolescentes não podem ser largados sozinhos num computador online na internet, sem a monitoração de um adulto. 
Deve-se dar aos filhos um pouco de segurança online, educar online com responsabilidade. Os filhos tem que aceitar essa monitoração por parte dos pais desde bem pequenos.

domingo, 21 de setembro de 2014

Os programas antivírus evoluíram com o passar dos anos

Desde a década de 80 sempre gostei de instalar nos meus computadores programas utilitários. Sempre me preocupei em instalar programas antivírus nos computadores que eu uso; nessa época os programas antivírus funcionavam em MS-DOS, e os mais populares eram o MCAFEE ANTIVÍRUS, NORTON ANTIVÍRUS e AVAST ANTIVÍRUS.
Com o passar dos anos usei várias versões grátis dos programas antivírus do AVAST, do AVG, da PANDA SECURITY, da LAVASOFT usei o AD-AWARE, o IOBIT MALWARE FIGHTER do ADVANCED SYSTEM CARE, o AVIRA, já testei o MICROSOFT SECURITY ESSENTIALS; usei várias versões pagas do NORTON ANTIVÍRUS e NORTON INTERNET SECURITY da SYMANTEC, e do MCAFEE ANTIVÍRUS.
No final da década de 90 comprei um notebook e um roteador wireless, e instalei uma rede sem fio em casa, poucos anos depois a SYMANTEC criou uma versão do NORTON ANTIVIRUS INTERNET SECURITY que notei detectou automaticamente tudo o que existe conectado dentro da minha rede wireless. Gostei muito dele fazer isso.
Em 2012 eu resolvi testar a versão do antivírus KASPERSKY INTERNET SECURITY, porque a caixa dizia que ele tem proteção hibrida em nuvem. Gostei de usar o programa da KASPERKY e o programa gostou tanto de mim, que quando a assinatura de 1 ano terminou, ele não quis se desinstalar do meu computador, tive que formatar e reinstalar o sistema operacional e todos os meus programas favoritos novamente.
Na década de 80 se usavam programas em MS-DOS, na década de 90 se começou a usar os programas com versões em Windows, e somente um programa antivírus se conseguia instalar nos computadores, o programa recusava a instalação de um segundo programa antivírus no computador.
Nunca confiei em usar somente um programa antivírus instalado nos meus computadores, sempre procurei instalar um segundo programa antivírus no computador. Tentei instalar o segundo antivírus durante anos até que vi o AVAST e o AVG funcionarem em conjunto em 2012 em um dos meus computadores. Depois tentei instalar o PANDA SECURITY, terceiro programa antivírus até ele funcionar em conjunto. Depois tentei instalar o LAVASOFT AD-AWARE, quarto programa antivírus até ele funcionar em conjunto. Atualmente já consegui instalar 5 programas antivírus em um único computador com sistema operacional Windows 7. Observei que trabalham em conjunto, quando um programa não encontra um vírus o outro captura e elimina, com isso a eficiência dos programas antivírus aumentou.

Por Ana Mercedes Gauna

Remanejamento ao contrário prejudica o profissional

Recentemente vi acontecer com um amigo que trabalha vários anos em uma empresa. Ele começou a trabalhar como auxiliar de contabilidade, como fêz diversos cursos técnicos profissionais, poucos anos mais tarde recebeu promoção de cargo e passou a trabalhar com o serviço de dar suporte técnico na empresa. Foi uma pessoa feliz porque trabalhou na área que gosta, fazendo e aplicando diariamente parte do conhecimento que estudou. 
Passaram os anos, houve troca de Diretoria na empresa. Os novos diretores não conheciam o trabalho que ele desempenhava, creio que não pegaram a pasta dos funcionários no setor pessoal para analisar os funcionários, e resolveram dar ordens retirando suas tarefas uma a uma com o passar dos anos. Quando a última tarefa que ele desempenhava foi retirada, o setor pessoal queria remanejá-lo para trabalhar novamente no setor de contabilidade, setor onde o profissional iniciou trabalhando na empresa. Ele não aceitou e pediu demissão.
Li em diversos artigos, nos últimos anos, que as empresas podem remanejar os funcionários, sem prejuízo de salário para irem trabalhar em outros setores. Tudo bem. Mas na minha opinião remanejamento ao contrário prejudica o profissional em vez de ajudar o profissional. Na vida deve se andar sempre para o futuro, e não para o passado.

Por Ana Mercedes Gauna

terça-feira, 17 de junho de 2014

Fundação da IBM

Fundação da IBM

"The Computing-Tabulating-Recording Company, the precursor to IBM, was founded on June 16, 1911. At its beginning, it was a merger of three manufacturing businesses, a product of the times orchestrated by the financier, Charles Flint. From these humble beginnings sprang the company that Thomas Watson Sr. would mold into a global force in technology, management and culture."
"In 1911, biplanes dotted the air and Ford Model Ts appeared in the streets. Forward-thinking people wired their homes for electricity and installed their first telephones. In a Belfast shipyard, workers were finishing the hull of the biggest passenger ship ever, the Titanic. The booming US economy was creating a new hunger for information. There was a need to keep track, to understand and to inform." (...)

http://www-03.ibm.com/ibm/history/ibm100/us/en/icons/founded/

domingo, 22 de julho de 2012

Fatos que marcaram a história dos computadores: do Eniac à internet


Fatos que marcaram a história dos computadores: do Eniac à Internet

22JUL

 

1945/1946 – fica pronto o Eniac, primeiro computador digital eletrônico automático.

1949 – Nasce o Binac, primeiro passo em direção aos computadores de bordo.
1951 – É lançado o Univac, primeiro computador a processar tanto dados numéricos  como alfabéticos.
1957 – Surge o Fortran, primeira linguagem de alto nível para aplicações ciêntificas
1959 – É criado o Cobol, primeira linguagem voltada para aplicações comerciais.
1959 – Pesquisadores integram diversos transistores num único circuito: nasce o chip.
1960 – A Dec lança o PDP-1, primeiro computador interativo.
1963 – A Dec lança o PDP-8, primeiro minicomputador a ser produzido em massa.
1969 – A Arpanet, precursora da internet, vira uma realidade. No mesmo ano surge o Unix.
1970 – Nasce o Parc, Palo Altp Research Center, da Xerox.
1971 – É enventado na Intel o 4004, um chip velocíssimo capaz de processar quatro bits de cada vez.
1972 – É criado o 8008, um processador de 8 bits. No mesmo ano, é inventado o correio eletrônico.
1974 – É lançado o 8080, com 10 vezes mais capacidade de processamento que o 8008.
1975 – O Altair, considerado o primeiro dos computadores pessoais, é capa da revista “Popular Electronics”. É o ano de nascimento da Microsoft.
1976 – Steven Wozniak e Steve Jobs fundam a Apple.
1978 – Nasce o primeiro BBS, o RCPM.
1981 – É lançado o IBM PC.
1982 – Nasce a Sun.
1984 – Surge o Macintoch.
1985 – A Microsoft apresenta o Windows 1.0
1986 – A Intel lança o 386.
1987 – IBM lança o PS/2 (baseado no 386) e o OS/2.
1988 – É criado o IRC.
1990 – Entra no ar o word, primeiro provedor de acesso comercial.
1992 – A World Wide Web é criada.
1993 – Sourge o Mosaic, primeiro browser.
1994 – É fundada a Netscape Communications.