Visitantes

domingo, 5 de novembro de 2017

Quanto cobrar?




#marketing #marketingdigital #marketingdeconteúdo #marketingredesocial
Quanto devo cobrar? por um serviço? por um trabalho? por um produto?
Essa é uma pergunta comum a várias pessoas em determinado momento da vida, no trabalho, no emprego. Não sabem ao certo o quanto devem cobrar por algo. Eu mesma já tive esta dúvida diversas vezes.
Tenho observado as redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram e Google+ já tem alguns anos. Tenho observado também que a economia está em crise, a economia está quase parada no Brasil, mas não apenas no Brasil, está parada em outros países também.
Notei em 2016 que no site 99Freelas tem pessoal de marketing digital cobrando 30 reais, 40 reais para fazer trabalhos de marketing em redes sociais, e sites de internet. E hoje eu achei no Instagram um anúncio de um pessoal de marketing digital em redes sociais no qual ele cobra R$49,99 reais mensal para ele fazer o marketing digital. Esse valor baixo demais é um tremendo absurdo. Esse valor baixo demais prejudica os profissionais de marketing mais experientes. Alguém precisa bater um bate-papo com esses jovens estudantes de marketing, esses jovens recém-formados em marketing.
Um eletricista cobra 100 reais por hora para fazer um trabalho com eletricidade, um bombeiro hidráulico cobra 100 reais por hora para consertar uma descarga ou consertar um encanamento hidráulico. Um marceneiro cobra 100 reais por hora para fazer um móvel. Uma faxineira cobra por dia de 100 reais a 200 reais mais o valor do transporte (passagem de ônibus) para fazer uma faxinha em residência por dia.
Um curso de Marketing custa caro, ele não é um curso barato. Para saber qual é o valor de um curso superior de Marketing, é só olhar os sites das universidades que oferecem esse curso na graduação e na pós-graduação, ver qual é o valor mensal que o aluno paga e depois multiplicar esse valor pela quantidade total de meses de duração do curso, para poder saber qual é o valor total do curso de Marketing oferecido pelas Universidades.
E a empresa Corel Draw (http://Corel.com) oferece o software para edição de imagens que também custa entre 400 reais e 1000 reais. E a empresa Adobe (http://adobe.com) também oferece softwares de edição de imagens que disponibiliza online aos usuários pelo valor que varia de 200 reais mensal a mais de 1000 reais anual, e que vários profissionais de marketing usam para fazer ilustrações, fazer o desenho de sites web, fazer portfólios para publicidade em redes sociais, fazer o layout das propagandas em jornais online, etc. Os softwares para criar a propaganda custam mais de 200 reais. E os cursos para aprender a usar esses softwares de desenho e edição de imagens são caros.
Hoje em dia todas as empresas dependem do marketing digital de conteúdo, para a economia andar, para conseguir vender os seus produtos. Eu acho que quem cobra esses valores de 30 reais, 40 reais, 50 reais, para fazer um trabalho de marketing digital, o mais provável, deve ser estudantes que ainda não concluíram o curso de Marketing, ou são os alunos recém-formados, que acabaram de se formar em Marketing, e que ainda não sabem qual valor devem cobrar pelos seus trabalhos. As empresas dependem de Marketing e Publicidade para conseguirem vender seus produtos. Trabalhar para empresas isso é assunto sério.
Hoje em dia a internet está do tamanho Big Data, com pessoas do planeta inteiro utilizando a internet diariamente. Um curso para uma pessoa aprender a programar Web custa entre 1000 a 7000 reais. Um curso para uma pessoa aprender a instalar e configurar uma rede de computadores cabo custa entre 1000 a 7000 reais também. Existem pessoas que invadem redes de computadores residenciais e empresariais via internet, existem pessoas que invadem bancos de dados web via internet, para roubar senhas, para roubar informações, e fazem isso de brincadeira, de qualquer local do planeta. Um curso sério de rede wireless para um técnico aprender como configurar um equipamento firewall, um roteador wireless, custa mais caro que um curso de rede cabo. Hoje em dia um profissional trabalhar com internet em empresas, é um assunto sério.
Esse valor de 30 reais, 40 reais, 50 reais que esses jovens cobram para fazer um trabalho de marketing digital de conteúdo no Instagram, no Facebook, no Google SEO, não é suficiente para pagar um sapato novo de boa qualidade que custa entre 100 e 200 reais, e não paga um terno novo caso esses jovens tenham que ir visitar um cliente que vale a pena conhecer pessoalmente.
O curso de Marketing realizado em um estabelecimento educacional sério, é um curso muito caro, o curso de marketing não é um curso barato. Alguém tem que conversar com esses jovens, fazer eles verem que cobrar 30 reais, 40 reais, 50 reais, por trabalhos de marketing digital é absurdo é inviável. Dessa forma, os jovens não conseguirão fazer um curso de atualização profissional quando isso for necessário. Na minha opinião teria que ser criado um valor mínimo para trabalhos feitos em marketing digital. Na minha opinião um valor de 150 dólares como sendo o mínimo a cobrar, pelos que estão começando a trabalhar e ainda não tem muita experiência, é o razoável. Esse valor de R$ 49,99 reais mensal que vi uma pessoa cobrando, isso é valor inviável, é absurdo.
A economia do Brasil está quase parada, e a economia de diversos outros paises também está quase parada. As empresas dependem do marketing digital e da publicidade para conseguir vender seus produtos e serviços. Com os jovens recém formados cobrando tão pouco por seus trabalhos, a economia irá continuar quase parada. Os profissionais mais velhos, e mais experientes, precisam ensinar aos jovens como eles devem criar uma tabela de custos, para eles poderem saber quanto cobrar por trabalhos. O que eu vi hoje, eu achei absurdo total 49,99 reais mensal em marketing.
Faltou lembrar uma coisa. O custo gasto de internet mensal por uma pessoa ou uma empresa é maior e mais caro que esses 30 reais, 40 reais, 50 reais, valor baixo demais , inviável para se trabalhar, é absurdo.
E os alunos que se formaram em marketing nas universidades, e já obteu o certificado de conclusão do curso superior, o Conselho Federal de Administração, através do Conselho Regional de Administração, fazem o cadastro do aluno, arquivam o certificado, fazem o registro profissional e emitem a carteirinha profissional para o profissional de marketing.
Por Ana Mercedes Gauna (04/11/2017)
CRA-RJ: 03-03161 | Consultor TI | @amgauna | @AnaGaunaTech | amgauna.eti.br
Postar um comentário