Arquitetura de um SGBD
Estrutura
Podemos dizer que o Banco de Dados tem um Nível Interno, onde é descrita a estrutura de armazenamento físico dos dados, um Nível Intermediário, onde temos a descrição lógica dos dados e um Nível Externo onde são descritas as visões para grupos de usuários.
Não podemos deixar de lembrar ainda que o Banco de Dados garante a Independência Lógica e Física dos Dados, portanto podemos alterar o esquema conceitual dos dados, sem alterar as visões dos usuários ou mesmo alterar o esquema interno, sem contudo alterar seu esquema conceitual.
Modelos de Dados
O Modelo de Dados é basicamente um conjunto de conceitos utilizados para descrever um Banco de Dados.
Não existe uma única forma de representação deste modelo, porém qualquer forma que permita a correta compreensão das estruturas de dados compreendidas no Banco de Dados, pode ser considerada adequada.
Modelo Orientado ao Registro:
São modelos que representam esquematicamente as estruturas das tabelas de forma bastante próxima a existente fisicamente. Basicamente são apresentados os registros de cada tabela (inclusive seus campos) e seus relacionamentos elementares.
O Modelo Relacional, o Modelo de Rede e o Hierárquico são exemplos deste tipo de representação.
Modelo Semântico:
São modelos onde existe uma representação explícita das entidades e relacionamentos.
O Modelo Entidade-Relacionamento e o Funcional, são exemplos deste tipo de abordagem.
Modelo Orientado ao Objeto:
São modelos que procuram representar as informações através dos concietos típicos da Programação Orientada ao Objeto, utilizando o conceito de Classes que irão conter os objetos.
Citamos os Modelos O2 e o de Representação de Objetos como exemplos típicos desta abordagem.
O conceito de instância, sempre muito presente, poderia ser definido como sendo o conjunto de dados que definem claramente um Banco de Dados em determinado instante.
Devemos entender então o Banco de Dados como sendo não apenas um conjunto de dados digitados, mas também todo o esquema e regras armazenada e controladas pelo SGBD.
Em outras palavras, podemos dizer que os SGBD, vieram para eliminar todo o trabalho que anteriormente um programador de aplicação realizava controlando o acesso, integridade e redundância dos dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário