Adoro lêr as frases, opiniões e conselhos de Steve Jobs. Hoje li esta frase dele:
"Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto" - Steve Jobs
Quando existe a dúvida. Eu delego, ou não delego, um trabalho para você fazer?
Muitas vezes os gerentes ficam em dúvida se delegam, ou não delegam, um certo trabalho para um outro funcionário fazer.
Isso acontece muito no ambiente de trabalho, porque cada trabalho a fazer, costuma ter um grau de dificuldade a maior, ou a menor, para se conseguir começar a fazer e conseguir concluir o trabalho.
Para se delegar um trabalho a fazer a um funcionário, o gerente tem que ter uma certa confiança no funcionário, uma certa certeza de que ele será capaz de realizar a tarefa e concluir.
Já observei nos últimos anos, que existe gerentes e diretores que preferem ficar sobrecarregados de trabalhos a fazer, por não confiarem que um funcionário seu é capaz de concluir as tarefas com perfeição.
Para a delegação de trabalhos poder ser feita, com perfeição, e o gerente ou diretor ter a confiança de que o funcionário será capaz de executar a tarefa e conseguir concluir sem erros, ou quase sem erros, é muito importante ser feito uma coisa chamada treinamento.
Para um funcionário poder trabalhar realizando uma tarefa com perfeição para a empresa, é necessário que de tempos em tempos a empresa encaminhe os seus funcionários de determinadas áreas de trabalho, para fazerem cursos de atualização, aperfeiçoamento ou especialização em determinada atividade, que o gerente ou diretor necessita que a pessoa tenha um conhecimento para ajudá-lo na execução e conclusão de um trabalho.
Ou seja, para você poder fazer a delegação de um trabalho a fazer, primeiro você deve encaminhar a pessoa que irá te ajudar, para fazer um treinamento. Após o treinamento concluído, se tem a plena confiança que o trabalho poderá ser feito e concluído por terceiros.
Não tenha medo de delegar tarefas. Fazendo isso pode-se concentrar no que você realmente é bom, e gosta de fazer. O que irá melhorar em muito o seu trabalho, por ficar com menos sobrecarga de trabalho a fazer.
Sei que aprender a confiar em alguém, é uma tarefa muito difícil, que demanda muito tempo, mas para delegar trabalhos requer a confiança que o outro irá conseguir fazer. Treine quem acha que é capaz de te ajudar. Isso vale a pena.
Existe aquelas pessoas que abandonam a empresa após o treinamento, e vão trabalhar em outras empresas. Mas também existe as pessoas que ficam fiel.
A vida é isso, arriscar. Algumas vezes temos que arriscar, para acertar algo.
Artigo publicado no Portal dos Administradores em 19/07/2015 (http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/delegacao-de-trabalhos/88872/)
Por Ana Mercedes Gauna
Nenhum comentário:
Postar um comentário