INOVAÇÃO
1) Conceito de Inovação:
Inovação é a concepção de um novo produto, processo de produção ou a agregação de novas funcionalidades a um produto que implique em ganho de qualidade ou produtividade, resultando em maior competitividade no mercado.
Para a empresa crescer, evoluir e sobreviver, é preciso enfrentar os desafios da concorrência, que hoje é globalizada.
A inovação é uma das principais formas pelas quais sua empresa pode agregar valor ao negócio.
2) Tipos de Inovação:
Inovação de Produto = É a criação ou realização de adaptações em um produto já existente, que contribua para melhorias em sua funcionalidade.
Inovação de Serviço = É a criação ou adaptações de um serviço que envolve mudanças nas suas propriedades, funcionalidades e aplicações, trazendo um importante diferencial competitivo para a sua empresa.
Inovação de Processo = Ocorre quando sua empresa implanta uma inovação que muda radicalmente um processo ou cria um processo.
Inovação de Marketing = Está ligada a uma nova forma de se comunicar com seu público, através de produtos e serviços.
Inovação Organizacional = É a implementação de um novo método organizacional nas práticas da empresa, na organização do seu local de trabalho, ou em suas relações externas.
3) Intensidade da Inovação:
A inovação incremental envolve pequenas mudanças em produtos, serviços e processos que gerem benefícios ao consumidor, sem, contudo, mudar o modelo de negócio. Considerando a intensidade da inovação, analise as constantes transformações pela quais um determinado produto passou nos últimos anos. Ou seja, na inovação incremental, as mudanças acontecem gradativamente e novas características são adaptadas a cada modelo do produto.
A inovação radical traz algo totalmente novo para o mercado, e gera mudanças impactantes nas atividades econômicas da empresa, podendo até criar mercados e tornar produtos obsoletos. A inovação radical é caracterizada pela criação da indústria de um produto totalmente novo.
4) Abrangência da Inovação:
Uma inovação possui abrangência em âmbito mundial quando ela é totalmente nova em todos os mercados e indústrias, domésticos ou internacionais, e contribui para a evolução da economia mundial.
Quando a inovação é inédita na área de atuação da sua empresa, trata-se de uma inovação de mercado.
Quando uma inovação já existe no mercado (em empresas concorrentes), porém é algo novo na sua empresa, trata-se de uma inovação para a empresa.
5) O PDCA da Inovação:
O PDCA é um processo sistemático composto por atividades que orientam e organizam o processo de melhorias e inovações na sua empresa.
O PDCA é um ciclo de melhorias que deve ser implementado na gestão da sua empresa, e é composto de: (P) Planejar+ (D) Desenvolver + (C) Controlar + (A) Aprender.
P - Planejamento:
O planejamento é o momento de definir como acontecerá todo o processo de inovação para dentro de sua empresa. Para isso, é necessário elaborar um projeto que contemple as seguintes etapas:
- Definição do comitê da inovação, composto por colaboradores chave da empresa.
- Levantamento das oportunidades de inovação baseado no relacionamento com clientes, colaboradores, sociedade e fornecedores.
- Seleção das idéias com potencial inovador.
- Análise da viabilidade das idéias selecionadas.
D - Desenvolvimento:
No momento do desenvolvimento, é a hora de ser implementado tudo o que já foi previamente planejado na etapa anterior.
Para garantir o sucesso do desenvolvimento, é imprescindível ter um plano de implantação baseado nos seguintes questionamentos:
- O que é o projeto? Quais são seus objetivos? Quais benefícios a inovação trará?
- Porque elaborar um plano de implantação? Quem será o responsável pelo projeto?
- Quando será desenvolvido o projeto? Existe um cronograma que contemple todas as etapas?
- Onde? Existe um local com infraestrutura adequada para se desenvolver no projeto?
- Como acontecerá a implantação e monitoramento do projeto?
C - Controle e acompanhamento das inovações:
Para garantir o sucesso do desenvolvimento, é imprescindível ter um plano de implantação baseado nos seguintes questionamentos:
- O que é o projeto? Quais são seus objetivos? Quais benefícios a inovação trará?
- Porque elaborar um plano de implantação? Quem será o responsável pelo projeto?
- Quando será desenvolvido o projeto? Existe um cronograma que contemple todas as etapas?
- Onde? Existe um local com infraestrutura adequada para se desenvolver no projeto?
- Como acontecerá a implantação e monitoramento do projeto?
C - Controle e acompanhamento das inovações:
Procure se informar, acompanhe o processo, colete e analise dados periodicamente. Assim você não corre o risco de se perder no processo.
A - Aprendizado:
É chegado a hora de aprender com o trabalho realizado.
- Reúna sua equipe e faça um levantamento de todo o processo. Identifique os pontos fortes e trabalhe naqueles pontos mais fracos, que ainda precisam de ajustes.
- Reúna sua equipe e faça um levantamento de todo o processo. Identifique os pontos fortes e trabalhe naqueles pontos mais fracos, que ainda precisam de ajustes.
- Recompense o trabalho executado e incentive os seus colaboradores a manterem a cultura da inovação na empresa.
- Define quais mudanças poderão ser feitas e quais outros ciclos podem ser disparados para a melhoria do processo.
- Define quais mudanças poderão ser feitas e quais outros ciclos podem ser disparados para a melhoria do processo.
6) Indicadores da Inovação:
Sua empresa é inovadora? Através dos indicadores da inovação é possível avaliar as práticas inovadoras do seu negócio e perceber o quanto sua empresa tem inovado em relação aos seus concorrentes.
Geralmente as escolhas são feitas com base em experiências e indicadores. Para não errar, procure indicadores já estabelecidos e padronizados.
Indicadores de Esforços = Avaliam o quanto a empresa está se dedicando à inovação: pessoas envolvidas, investimentos e estrutura disponível.
Indicadores de Processo = Avaliam o quanto você promove a inovação na sua empresa através das atividades voltadas para este processo: apresentação, seleção e implantação das idéias.
Indicadores de Resultado = Avaliam o quanto o negócio tem inovado através da análise dos números da empresa: clientes, lucro, vendas, serviços, etc.
7) Avaliação dos indicadores da sua empresa
Outra forma de avaliar e definir estratégias de crescimento é identificando o grau de inovação da empresa. Ao fazer isto você identifica o nível de seu negócio e, assim, planeja suas próximas ações para chegar ao patamar de uma empresa inovadora.
Fase 1 = Estágio Básico da Inovação Empresarial:
Este é o momento no qual você percebe a importância e necessidade da inovação para a sobrevivência do seu empreendimento e passa a utilizá-la como estratégia de crescimento.
Fase 2 = Estágio Intermediário da Inovação Organizacional:
Uma vez compreendida a importância da inovação, é hora de buscar parcerias que favoreçam a inovação.
Fase 3 = Estágio Avançado da Inovação Organizacional:
Neste estágio, a empresa já possui uma cultura de inovação bastante definida e as ações do dia a dia, estão voltadas para esta prática.
8) Continuidade da Inovação:
Você conheceu todo o processo para adotar práticas inovadoras mas, sabe como manter a inovação na sua empresa?
Valor = Agregue valor ao seu produto e/ou serviço, assim criará um diferencial que distingue sua empresa do restante do mercado.
Trabalho = Forme uma força de trabalho inovadora, escute idéias e envolva as pessoas em uma cultura de inovação.
Crenças = Trabalhe valores e crenças que contribuam para o desenvolvimento de uma cultura de inovação.
Equipe = Incentive o trabalho em equipe.
Criatividade = Explore e estimule a criatividade do colaborador.
Interesse = Demonstre disposição e interesse em experimentar o novo.
Comunicação = Estabeleça uma boa comunicação.
Notícias = Divulgue notícias sobre práticas inovadoras.
Informações = Mostre para a sua equipe a importância de proteger informações ligadas a inovação.
Recompensa = Valorize e recompense o colaborador pelas idéias apresentadas.
9) Conclusão:
Inovação ocorre quando sua implantação traz resultados positivos e lucros para a sua empresa, e o PDCA é o caminho para alcançá-la.
Ao implantar uma rotina voltada para a inovação, sua empresa cria um diferencial entre os concorrentes e passa a oferecer vantagens para o cliente. Isso resulta em crescimento e força para o seu negócio.