sexta-feira, 22 de outubro de 2021

CSS (Front-end)

 CSS (Front-end)

CSS é uma linguagem de programação usada para indicar como os documentos são oferecidos aos usuários em termos de layout e estilo. Um documento geralmente se refere a uma estrutura de arquivo de texto que utiliza uma linguagem de marcação, como o HTML amplamente usado e outras, como XML ou SVG.

CSS é usado para converter um documento em uma forma utilizável para o público. Isso é particularmente significativo para navegadores como Chrome, Firefox e Edge desenvolvidos para entregar documentos em telas, impressoras e projetores visualmente.

Recursos

  • Seletores – os seletores CSS são ferramentas para os usuários escolherem e manipularem diferentes elementos em uma página da web. Eles podem ser referidos como componentes estruturais para realizar a correspondência de atributos e valores de atributos. Novos seletores são capazes de direcionar pseudo classes para estilizar elementos direcionados a URL. Os seletores também incluem uma pseudoclasse marcada para estilizar os elementos marcados, incluindo botões de opção e caixas de seleção.
  • Efeitos de texto e layout – CSS3 pode ser usado para fazer diferentes ajustes, como alteração de justificação de texto, ajuste de espaços em branco de um documento e estilo de hifenização de palavras.
  • Pseudo classes de primeira letra e primeira linha – CSS vem com propriedades que ajudam a ajustar os espaços de caracteres para aprimorar o efeito visual e colocar capitulares no início dos parágrafos.

Vantagens

  • CSS economiza tempo – o código CSS deve ser escrito uma vez e a mesma folha pode ser usada em várias páginas HTML. Um estilo pode ser definido para cada elemento HTML e um usuário pode aplicá-lo a várias páginas da web com base nos requisitos.
  • Fácil manutenção – o código CSS é fácil de manter e os usuários podem facilmente fazer alterações globais para editar o estilo. Depois que as alterações são feitas, todas as páginas da web são atualizadas automaticamente.
  • Mudando os padrões da web – os atributos HTML não são mais usados amplamente, pois mais usuários estão gravitando em usar CSS. Recomenda-se que os desenvolvedores o utilizem em páginas HTML para garantir a compatibilidade com versões futuras do navegador.

Desvantagens

  • Problemas entre navegadores – Fazer alterações de CSS em um site pode ser uma tarefa fácil para os desenvolvedores. Porém, há a necessidade de garantir a compatibilidade do CSS após as alterações terem sido implementadas, pois o usuário precisa verificar se todos os navegadores exibem as alterações de forma semelhante. A verificação entre os navegadores é importante, pois o CSS funciona de maneira diferente nos navegadores.
  • Vários níveis levam à confusão – A linguagem de programação CSS tem vários níveis, tornando-se uma perspectiva confusa para alguns desenvolvedores. Isso inclui CSS, CSS 2 e CSS 3, todos com especificações ligeiramente diferentes.





Nenhum comentário: