JavaScript (Front-end)
JavaScript é uma linguagem de programação usada popularmente que permite aos usuários implementar recursos sofisticados em páginas da web.
O JavaScript pode ser acionado sempre que uma página estiver realizando uma ação dinâmica, como mostrar atualizações periódicas de conteúdo, gráficos animados bidimensionais e tridimensionais, mapas interativos, caixas de vídeo e muito mais.
Recursos
- Linguagem de script centrada em objetos – JavaScript é uma linguagem centrada em objetos como o Visual Basic e possui conceitos construídos em torno do conceito de objetos. Linguagens centradas em objetos são amplamente utilizadas para recursos como polimorfismo, por meio do qual um objeto pode ser obtido de várias formas.
- Tecnologia de ponta do cliente – Um navegador da web pode ser referido como um cliente que é utilizado por um usuário. Os dados de um servidor são carregados por um cliente e, em seguida, acessados por um usuário após serem renderizados. Um usuário pode usar um cliente ou navegador para navegar em sites e interagir com sites.
- Validação da entrada do usuário – A validação da entrada do usuário, também conhecida como validação de formulário, permite que os usuários iniciem interações com o cliente por meio do preenchimento de formulários de páginas da web. Os detalhes do formulário devem ser validados pelo cliente para validar as informações fornecidas por um usuário.
Vantagens
- Carga do servidor – JavaScript é uma linguagem do lado do cliente que pode reduzir as demandas do servidor dinamicamente. Alguns aplicativos também podem não exigir nenhum servidor para funcionar.
- Interfaces ricas – JavaScript pode ser utilizado para desenvolver recursos como funções de arrastar e soltar para controles deslizantes. Isso pode melhorar radicalmente a interface do usuário e a experiência do usuário em um site.
- Funcionalidade estendida – os desenvolvedores de JavaScript podem estender a funcionalidade da página da web criando snippets de JavaScript para vários complementos de terceiros.
Desvantagens
- Segurança do lado do cliente – o código JavaScript é executado no computador do usuário, geralmente levando a problemas de segurança devido a atividades maliciosas. É por isso que muitos desenvolvedores desabilitam o JavaScript.
- Suporte ao navegador – JavaScript pode ser interpretado de forma diferente com base no navegador que o interpreta. Como resultado, a criação de código para vários navegadores pode ser um desafio para alguns desenvolvedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário